terça-feira, 4 de novembro de 2014

Família: Viperidae Científico: Bothropoides jararaca

Nome Científico: Bothropoides jararaca Família: Viperidae Ordem: Squamata

Imagem:Laerte Marques
Distribuição: No Brasil, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Também ocorre em outros países da América do Sul e Central.

Habitat: Florestas e cerrado.

Alimentação: Essencialmente roedores. Quando filhote, como a maioria dos répteis de seu gênero, utiliza a cauda para atrair pequenas rãs, sapos e lagartos.
Reprodução: Essa cobra dá a luz aos filhotes, ao invés de colocar ovos. Por isso é classificada de vivípara. Em média, são de 6 a 16 indivíduos por vez, mas já houve registro de até 34 filhotes. As cobrinhas, em geral, nascem no início da estação das chuvas.

De hábitos noturnos, a jararaca é a cobra mais conhecida do gênero Bothrops. Apesar de perigosa, sempre foge ao ser avistada. Aliás, coisa não muito fácil de acontecer é vê-la, graças à excelente camuflagem de sua pele (mesmo para olhos experientes).
Chega a medir 120 centímetros. Existem mais de 30 variedades deste gênero no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá, esta serpente é uma Bothrops moojeni. É uma espécie endêmica do Cerrado. Apesar do nome "Bothropoides" ter sido válido, ele não é utilizado por causa dos estudos filogenéticos recentes. Recomendo sempre procurarem as informações em sites especializados para cada grupo. O site "THE REPTILE DATABASE" é constantemente atualizado e é uma importante referência para répteis. (http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Bothrops&species=jararaca&search_param=%28%28taxon%3D%27Viperidae%27%29%29)

    :)

    ResponderExcluir